Instruções para Bolsistas

- Dados para cadastramento como bolsista CAPES

   •  Código da UnB: 53001010
   •  Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
   •  Modalidade: Mestrado/ Doutorado (a depender do caso)
   •  Código do programa: 53001010062P9
   •  Tempo de Bolsa: para mestrado são 24 meses, para doutorado, 48
   •  Assinatura: deve ser feita à caneta e o documento digitalizado e enviado em formato PDF. Pedimos que já esteja com a assinatura do respectivo orientador.
   
•  Início da Bolsa: será o mês anterior ao pedido. (a bolsa paga é referente ao mês vencido)

   •  "Termo de Compromisso": Campo "curso ___ Área ____ em nível de​​ ____" 
       •  Preenchimento: curso de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar na área Psicologia do Desenvolvimento e Escolar em nível de Mestrado/Doutorado (a depender do caso)

 

Classificação das Áreas do Conhecimento CAPES 

- 7.07.00.00-1 PSICOLOGIA 7.07.01.00-8 Fundamentos e Medidas da Psicologia

- 7.07.02.00-4 Psicologia Experimental

- 7.07.03.00-0 Psicologia Fisiológica

- 7.07.04.00-7 Psicologia Comparativa

- 7.07.05.00-3 Psicologia Social

- 7.07.06.00-0 Psicologia Cognitiva

- 7.07.07.00-6 Psicologia do Desenvolvimento Humano

- 7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e de Aprendizagem

- 7.07.06.00-9 Psicologia do Trabalho e Organizacional

- 7.07.10.00-7 Tratamento e Prevenção Psicológica

 


- Disposições sobre Acúmulo de bolsa e Vínculo empregatício

   •  Portaria Conjunta CAPES-CNPq - POC n° 01 e 02 de 15 de Julho 2010 - Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
          - Nota sobre a Portaria Conjunta

   •  Portaria Conjunta CAPES-CNPq - POC n° 02 de 22 de Julho de 2014 - Acúmulo de bolsa com tutoria na Universidade Aberta do Brasil (UAB)

 

 

- Disposições sobre prorrogação de bolsa em virtude de licença maternidade

   •  A prorrogação de Bolsa e de vínculo institucional com a Universidade de Brasília são processos distintos
          - Sobre a prorrogação de vínculo institucional temos as normativas
                       • CPP 0004/2020 - estudantes em licença maternidade. Garante Trancamento Geral  de Matrícula ou extensão adicional de permanência por 6 (seis) meses.
          - Sobre a prorrogação de bolsa CNPq:
            • Para os casos de parto ou adoção ocorrida durante o período da bolsa, a duração da bolsa será estendida por mais 4 (quatro) meses à parturiente. (NR 017/2006, anexo IV, item 4.4.2.)

   •  Links de interesse:
          UnB Notícias - Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

 

 - Orientações sobre suspensão e cancelamento de bolsas

 •  Para casos os de suspenção ou cancelamento de bolsa (verificar o caso em link abaixo) é necessário o preenchimento do formulário específico, disponível em PPGPDE - Formulários (unb.br), na seção "Formulário para Bolsistas" e enviar a secretaria do curso pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
   •  DPG - Desistência-Suspensão-Cancelamento-Devolução Bolsas (unb.br)

 

- Orientações sobre devolução de bolsas:

   • No caso de necessidade da devolutiva da bolsa o discente deverá informar a secretaria para que seja gerado uma Guia de Recolhimento da União - GRU - com o valor correspondente ao montante a ser devolvido.
   • Após o pagamento da GRU, o discente deverá encaminhar o comprovante de pagamento para a secretaria para registro no DPG
   • o processo está descrito no Fluxo Devolução de Bolsas

 

- Orientações para Relatório Final (Pós-defesa) para bolsistas CNPq

Instruções para Relatório Final de Bolsista CNPq

 

- Links de interesse:
 
  • RN 17/2006 - informações sobre bolsa (CNPq)
   • Portal Normas (CNPq) - Link para pesquisa de normas na plataforma do CNPq
   • Portaria CAPES 76/2010 - Aprova o novo Regulamento do Programa de Demanda Social


   • Formulário - Central de atendimento - CNPq

 

 (FAQ)

 

  1. Quais as Legislações que versam sobre as bolsas CAPES Demanda Social e CNPq:
    1. Link: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=741#anchor
    1. Link: http://memoria2.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271
    2. Link: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades
    1. Link: http://www.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/25243
    2. Nota com explicações sobre a portaria: http://dpg.unb.br/images/Legislacao/Federal/NotaCapesCNPq_port_conj_01_2010.pdf
    1. Link: http://pgpde.unb.br/images/portaria-conjunta-2-22jul14-pdf.pdf
    1. Portaria 76/2010 CAPES - Possui todas as informações gerais, requisitos para ser bolsista CAPES - Demanda Social, orientações sobre hipóteses de desligamento e suspensão da bolsa.
    2. RN 028/2015 CNPq - Possui todas as informações gerais, requisitos para ser bolsista CNPq, orientações sobre hipóteses de desligamento e suspensão da bolsa.
    3. Portaria Conjunta CAPES-CNPq, 01 e 02 de 2010: Versa sobre acúmulo de bolsas com vínculo empregatício.
    4. Portaria Conjunta CAPES-CNPq, 02 de 2014: Versa sobre acúmulo de bolsas com tutoria na Universidade Aberta do Brasil (UAB)
  2. Eu trabalho, posso receber bolsa?
    1. Não se pode ter vínculo empregatício com nenhuma instituição antes do recebimento da bolsa. 
    2. Para ver todos os casos de restrições, Ler: art. 9, Portaria 76/2020 da CAPES (é a mesma regra para o CNPq)
  3. Agora que recebo bolsa, posso ter outra fonte de renda?
    1. Art. 1º, Portaria Conjunta 1 e 2 de 2010: "Os bolsistas da CAPES e do CNPq matriculados em programa de pós-graduação no país poderão receber complementação financeira, proveniente de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica"
    2. §1º É vedada a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento.
    3. §2º Os referidos bolsistas poderão exercer atividade remunerada, especialmente quando se tratar de docência como professores nos ensinos de qualquer grau.
    4. Art. 2º. Portaria Conjunta 1 e 2 de 2010: "Para receber complementação financeira ou atuar como docente, o bolsista deve obter autorização, concedida por seu orientador, devidamente informada à coordenação do curso ou programa de pós-graduação em que estiver matriculado e registrada no Cadastro Discente da CAPES."
    1. Sim, porém somente nos casos abaixo especificados na Portaria Conjunta 1 e 2 de 2010:
  4. Sou bolsista, passei em concurso para professor/a substituto/a, posso acumular bolsa com o provento?
    1. Sim, porém a recíproca não é verdadeira. Professor/a Substituto/a não pode solicitar bolsa, mas, Bolsista pode ser professor/a substituta.
  5. Posso acumular bolsa na Universidade Aberta do Brasil (UAB) com a bolsa CAPES ou CNPq?
    1. art. 1º, § 1º Para os bolsistas matriculados em programas de pós-graduação no país, a autorização para atuar como tutor nas condições deste artigo deverá ser formulada pela coordenação do curso ou programa de pós-gradução em que o bolsista estiver matriculado, com a devida anuência de seu orientador.
    1. Sim, porém apenas no caso de tutoria.
    2. Art. 1º da Portaria Conjunta 2 de 2014.
  6. Sou bolsista, devo fixar residência na cidade onde faço a pós-graduação?
    1. Art. 9º. Exigir-se-á do pós-graduando, para concessão de bolsa de estudos:
    2. X – fixar residência na cidade onde realiza o curso;
    1. Sim. De acordo com o art. 9º da Portaria 76/2020. Não se pode morar em outra cidade enquanto se é bolsista.
  7. Eu preciso fazer coleta em outra cidade ou país durante um prazo mais prolongado, eu poderia residir em outra cidade nesse período?
    1. Art. 12, I e II: 

      I - o mestrando, por prazo não superior a seis meses, ou o doutorando, por prazo de até doze meses, se afastar da localidade em que realiza o curso, para realizar estágio em instituição nacional ou coletar dados necessários à elaboração de sua dissertação ou tese, se a necessidade da coleta ou estágio for reconhecida pela Comissão de Bolsas CAPES/DS para o desenvolvimento do plano de trabalho proposto;

      II - o doutorando se afastar para realizar estudos referentes a sua tese, por um período de dois a seis meses, conforme acordo estabelecido entre a CAPES e o DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico ou demais acordos de natureza semelhante.

    1. Sim, porém a Portaria 76/2020 estipula o prazo máximo.
    2. Após o fim do prazo o/a bolsista deve retornar à cidade/país onde faz a pós-graduação sob pena de cancelamento da bolsa por descumprimento do art. 9, X e art. 12 da portaria 76/2020.
O Laboratório de Novas Epistemologias e Desenvolvimento Humano foi criado em 2022 e se constrói em torno de questões emergentes e proposições teórico-práticas articuladas às Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs para o curso de Psicologia, às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - PGPDE e à motivação do grupo de docentes proponente na intenção de estabelecer uma aproximação cada vez mais interdisciplinar com a comunidade e a sociedade em geral, na parceria em projetos de pesquisa, sociais e de serviços.
 
A iniciativa tomada pelos professores pesquisadores do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento - PED tem por finalidade ampliar as compreensões, produções, ações e relações em torno das áreas de estudo e em desenvolvimento pelas pesquisadoras, que podem, uma vez transversalizadas, gerar saberes e competências que contemplem os desafios contemporâneos no eixo desenvolvimento humano e educação. Alinhados aos desafios epistemológicos, que se pretende avançar, o Laboratório visa enfrentar a busca por ações que tenham coerência ontológica-epistemológica-teórica-metodológica na pesquisa, ensino e extensão nas temáticas afins ao ‘desenvolvimento humano e educação’ (área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - PGPDE ao qual as professoras pesquisadoras encontram-se credenciadas).
 
Reconhecemos que nessa relação tetralógica (ontologia, epistemologia, teoria, metodologia), que não possui uma ordem estática, as questões epistemológicas e metodológicas, nas ciências em geral e particularmente na Psicologia, são as que tem se apresentado aquém, gerando dissonâncias nos modos como tem sido gerado conhecimento no campo, gerando o que Santos (2010) denomina como pensamento abissal. Importantes questões interseccionais como gênero, raça, classe, crenças, orientação sexual, capacidade, faixa etária, entre outras, são inter-relacionadas e moldam-se mutuamente. A interseccionalidade é uma forma de entender e explicar a complexidade do mundo, das pessoas e das experiências humanas (Collins & Bilge, 2021). Esses temas têm avançado exponencialmente em termos de novas abordagens e inteligibilidades, em muitos casos no seio dos seus movimentos sociais de luta, precisam avançar também nos modos de legitimação do conhecimento acadêmico, rompendo com o colonialismo epistemológico-metodológico que durante séculos sustentou a exclusão e a dominação do ser, do conhecer, do pensar, e do fazer, orientado por padrões predominantemente euronorteamericanos.
 
Em nossa proposição, a denominação ‘novas epistemologias’ abarca pelo menos 3 (três) movimentos os quais reconhecemos como complementares: o primeiro nasce nos movimentos sociais, como já sinalizamos, em busca da geração de saberes que produzam reconhecimento, legitimidade e emancipação; o segundo nasce na crítica à própria epistemologia pelo modo como o sujeito e o termo subjetividade foram historicamente silenciados e negados da produção do conhecimento; o terceiro movimento, o reconhecemos como uma demanda epistemológica em aberto, e dialoga com os desafios e complexidades geradas pela comunicação digital, pelo uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação expressas na produção de imagens, produção social de curtas e outros fenômenos que surgem na esteira da cultura digital. 
 
Professoras Pesquisadoras:
 
Profª Drª Wilsa Maria Ramos
 
 
Profª Drª Maristela Rossato
 
Profª Drª Fabrícia Teixeira Borges
 
Profª Drª Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione

2022

Dissertações de Mestrado

Data de Defesa Discente Título  Link/Local 
30/01/2023 Eloisa de Fátima Cunha

Criatividade, vivência teatral e desenvolvimento infantil no contexto de ensino

Defesa já Realizada
26/01/2023 Mallu Stephanie de Almeida Nunes

ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE INGRESSARAM PELO SISTEMA DE COTAS

Defesa já Realizada

28/11/2022

 Beatriz Oliveira Cunha

 O Brincar na Fase Adulta: Percepções a Partir da Vivência no Projeto de Extensão Pintando e Bordando

Defesa já Realizada

31/08/2022  Rebeca Lopes da Silva Brito

 Narrativas de Mulheres Policiais Militares: Construção de Significados a partir de mudanças e posicionamentos nas Relações Profissionais

Sala Teams
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10/05/2022 Luana de Melo Ribas

O Processo Criador da Criança com Autismo em Espaços Brincantes: Imaginação-Emoção e o Coletivo

Defesa já Realizada
29/04/2022
10:00h
 Andressa Queiroz Fernandes 

 Corpo manifesto das Psicólogas: ativismo feminista e contexto político na constituição da narrativa

Defesa já Realizada
25/02/2022 - 14:00h  Marina Cauhi de Oliveira Taglialegna

 Funções Executivas: Transtorno do Espectro Autista e Cuidado Parental

Defesa já Realizada
25/02/2022 - 08:00h  Gabriel de Oliveira Jorge

 Crenças do Self Criativo de Estudantes do Ensino Médio de Escolas Civis e Militares

Defesa já Realizada
14/02/2022 - 09:00h   Dominique Miranda Galvão

 Atuação do Psicólogo Escolar no Atendimento ao Aluno Superdotado Segundo Psicólogos, Professores e Familiares

Defesa já Realizada

Qualificação de Doutorado

 
Data de Defesa   Título  Link/Local 

20/04/2023

14h00

 Marina Silva Bicalho Rodrigues

Efeitos de um programa de estímulo à criatividade na resolução criativa de problemas ambientais com estudantes do Ensino Fundamental 

Sala Teams - Clique aqui

31/03/2023

 Camila Moura Fe Maia

 Participação política no cotidiano escolar: possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio

Defesa já realizada

31/03/2023

Alexandre Morency

ESTUDOS PROSPECTIVOS PARA UMA PROPOSTA DE CONSTRUCÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO SISTEMA EDUCATIVO HAITIANO COM RELAÇÃO À PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA

Defesa já Realizada

19/09/2022 - 09:00h

 Daniela Lemos Pantoja Coelho de Oliveira Costa

A FINA TESSITURA DA SEDA: DIÁLOGOS SOBRE UMA SOCIOEDUCAÇÃO FEMINISTA

          Sala Teams          - Clique aqui -

30/08/2022 - 14:30h  Carina Gorgatti de Moura  Gênero e corpo no self dialógico: queerizando o self Sala Teams
- Clique aqui -
29/07/2022 - 15:00h  Cátia Cândido da Silva  A constituição da estética de si em estudantes candomblecistas de escolas públicas do Distrito Federal Defesa já Realizada

27/07/2022 - 10:00h

 Luciana da Silva Oliveira Lemes  A subjetividade social e sua significação para o estudo do processo de desenvolvimento subjetivo Defesa já Realizada
19/07/2022 - 14:30h   Stela Martins Teles  O movimento subjetivo na atuação profissional docente de professores do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Defesa já Realizada
13/07/2022 - 10:00h Telma Silva Santana Lopes  O movimento da subjetividade social da escola: múltiplos olhares para as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia” Defesa já Realizada
14/06/2022 - 08:30h   Waleska Karinne Soares Coutinho Souto Práticas Educacionais Inclusivas: Estudo de Caso Múltiplo com Alunos Superdotados, com TDAH e com Dupla Excepcionalidade Superdotação/TDAH Defesa já Realizada
  25/03/2022 - 14:00h  Rafaella Eloy de Novaes

 Trajetórias de desenvolvimento humano: um estudo interseccional com jovens universitários(as) reintegrados(as)

Defesa já Realizada
11/03/2022   Fernanda Pimentel Faria de Miranda

 Do Ensino Médio à Universidade: produção da identidade juvenil em transição

Defesa já Realizada

Teses de Doutorado

 
Data de Defesa Discente Título  Link/Local 
23/08/2022 - 14:00h  Leonardo Cavalcante de Araújo Mello  Pessoas em situação de rua: resistência e invenção do cotidiano no contexto do Distrito Federal Sala AT 44/10
04/08/2022 - 14:30h  Frederico Guerreiro Ferreira  Os Serviços Escola dos cursos de graduação em Psicologia e a formação inicial em Psicologia Escolar no estado de Goiás Defesa já Realizada
 03/06/2022 - 08:30h  Glenda Matias de Oliveira Rosa  A experiência literária vivenciada entre pais e filhos de 3 a 5 anos no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre logoterapia e educação Defesa já Realizada

10/05/2022 - 15:00h

Theresa Raquel Borges de Miranda Cultura de Paz na Escola: Práticas Dialógicas e  Desenvolvimento da Autonomia dos Estudantes como Mobilizadores de Mudança Defesa já Realizada

04/05/2022 - 14:15h

 Lady Daiane Martins Ribeiro  A argumentação no processo de alfabetização de crianças de 6 a 7 anos Defesa já Realizada

31/03/22 -  09:30h

 Andressa Urtiga Moreira Experiência estética nas escolas com adolescentes meninas: narrativas e constituição de sentidos. Defesa já Realizada
23/03/22
14h (BRT)
18h (CET)
 Rute Nogueira de Morais Bicalho Desenvolvimento e inovação do self: práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem Defesa já Realizada
11/03/2022
15h (BRT);
14h (AMT);
13h (COT)
 Fernanda Pimentel Faria de Miranda Do Ensino Médio à Universidade: produção da identidade juvenil em transição Defesa já Realizada
07/03/2022 - 14:00h  Fernanda Santos Oliveira

Concepção de atletas de alto rendimento sobre a Síndrome de Burnout e a sua relação com sofrimento no esporte

Defesa já Realizada
24/01/2022 - 09:00h   Francisca Bonfim de Matos Rodrigues Silva

A configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA

Defesa já Realizada

 
(página em constante atualização)

- Link para Teses e Dissertações: Clique aqui

 

 

Seleção para Alunos Especiais 2024/1

Instruções Gerais 

- Passo a Passo e Instruções pagamento GRU - Clique Aqui

 

PERIODO DE INSCRIÇÃO

19/02/2024 00:01 até 15/03/2024 às 23:59

 

RESULTADO

 

Resultado Seleção Alunos Especiais PGPDE - 25/03/2024 - Clique aqui 

Salas de aulas estão dispostas no nome de cada disciplina no resultado.

 

DISCIPLINAS

As disciplinas serão 100% presenciais

Os/as alunos/as podem assistir as primeiras aulas antes do resultado.

Após o resultado só podem assistir as aulas os/as candidatos/as que tiverem inscrições deferidas e tiverem pago as taxas de matrícula.

Lista de Ofertas: http://www.pgpde.unb.br/index.php/ingresso/aluno-regular/listas-de-ofertas

Todas as inscrições serão realizadas pelo site: https://inscricaoposgraduacao.unb.br/

Número de Referência para ser inserido na geração do GRU - 4262

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Seleção para Alunos Especiais 2023/2

 

Instruções Gerais 

- Para visualizar as instruções gerais e passo a passo para inscrições, Clique Aqui

 

PERIODO DE INSCRIÇÃO

07/08/2023 00:01 até 24/08/2023 às 23:59

 

RESULTADO

 

Resultado Seleção Alunos Especiais PGPDE - 31/08/2023 - Clique aqui 

Salas de aulas estão dispostas no nome de cada disciplina no resultado.

 

DISCIPLINAS

As disciplinas serão 100% presenciais

Os/as alunos/as podem assistir as primeiras aulas antes do resultado.

Após o resultado só podem assistir as aulas os/as candidatos/as que tiverem inscrições deferidas e tiverem pago as taxas de matrícula.

Lista de Ofertas para Aluno Especial 2023.2 - Clique aqui

Todas as inscrições serão realizadas pelo site: https://inscricaoposgraduacao.unb.br/

Número de Referência para ser inserido na geração do GRU - 4262

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Seleção para Alunos Especiais 2023/1

 

Lista de oferta 2023/1 - Todas as disciplinas são 100% presenciais

Inscrições das 07:00 do dia 20/03 às 23:59 do dia 29/03 de 2023

 

É autorizado assistirem às aulas antes do resultado final.

 

Após o resultado final pode-se assistir as aulas apenas os alunos aprovados, até o prazo final de pagamento. Após o prazo final de pagamento só podem assistir aula os/as alunos/especiais que tiverem sido aprovados e pagado a matrícula

 

Resultado - 03/04/2023 - Clique aqui

 

Instruções Gerais 

- Para visualizar as instruções gerais e passo a passo para inscrições, Clique Aqui

 

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Seleção para Alunos Especiais 2022/2

Resultado - 31/10/2022 - clique aqui

Pagamento até 04/11/2022

•  Lista de oferta 2022/2 - Todas as disciplinas são 100% presenciais

 

Instruções Gerais 

- Para visualizar as instruções gerais e passo a passo para inscrições, Clique Aqui

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Seleção para Alunos Especiais 2022/1

     •  Edital ID - 864
     •  O período de inscrição nas disciplinas se dará em 23/05/2022 a 07/06/2022, seguindo o calendário acadêmico de 2022/1 <disponível em: Calendário Universitário 2022/1>
     •  A inscrição poderá ser feita pelo link: Inscrição Pós-graduação UnB
     •  Lista de oferta 2022/1      (sujeito à alterações até 22/05/2022)

Resultado:

•  Resultado Deferimento aluno especial 2022/1
     •   Para gerar GRU, clique aqui

     •   Para inscrições de preenchimento de GRU, Clique Aqui (ver na seção "Instruções", item 8). Inserir valor referente aos créditos cursados.
     •   Número de Referência: 4262

LISTAS DE OFERTA

  • Ementas e Lista Completa de Disciplinas Disponíveis em: Estrutura Curricular PG-PDE  ou em  Quadro de Disciplinas PG-PDE

 

- 2024- 

  •  Lista de oferta 2024/1


- 2023- 

  •  Lista de oferta 2023/1

  •  Lista de oferta 2023/2


- 2022 -

  •  Lista de oferta 2022/2 - Todas as disciplinas são 100% presenciais

 

  •  Lista de oferta 2022/1

  •  Oferta para Aluno especial 2022/1: disponível em Seleções de alunos especiais

  •  Link Matrícula Web

  • Mapa de salas do IP

     ORIENTAÇÕES:
      •  IP – Instituto de Psicologia, primeiras salas na entrada inicial do ICC Sul, à esquerda
      •  AT 141 (Auditório do IP) – Em frente ao jardim, próxima à entrada principal do ICC SUL.
      •  AT 46/8 (Sala de Defesas) - Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, após a porta de vidro à direita.
      •  AT 44/10 (Sala de Reuniões) - Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, após a porta de vidro à esquerda.
      •  AT 33/10 (Sala de Reuniões) – Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, ultima porta do lado esquerdo antes da porta de vidro.
      •  AT 62/8 (Sala de Reuniões) - Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, após a porta de vidro à direita.

 

  • Presencialidade das disciplinas coletivas:  

Disciplina  Docente(s) Turma Regime Dia Horário Al. Regulares Al. Especiais Tema Sala
 320056 - Estudos interlaboratoriais 2 (2 créditos)  Jane Ferreira JF  Híbrido*  Segunda 08-10h 15 5  O Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner  AT 46/8
 320064 - Estudos Laboratoriais (2 créditos)  Asdrúbal Sobrinho AS'  Híbrido*  Sexta 16-18h 10 5  Criatividade e materialidade  AT 33/10
 325821 - Seminário em Psicologia Escolar 1 (4 créditos)  Maristela Rossato MR'  Híbrido*  Segunda 14-18h 10 5  A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar  AT 33/10
 324817 - Tópicos em Psicologia de Desenvolvimento 1 (4 créditos)  Fabricia Borges FB  Presencial  Segunda 16-20h 5 5  Animações Japonesas e Desenvolvimento Humano BSA S B1 19/10
 325236 - Cultura e Desenvolvimento Humano (4 créditos)  Maristela Rossato; Maria Cláudia Oliveira; Isabelle Chariglione; Fabrícia Borges MR'  Híbrido*  Sexta 08-12h 15  - AT 44/10
 320064 - Estudos Laboratoriais (2 créditos)  Ângela Maria Cristina Uchoa de A. Branco  AB  Híbrido*  Sexta 19-21h 5  -  - entrar em conta com a docente
 320064 - Estudos Laboratoriais (2 créditos) Gabriela Mietto GM  Híbrido*  Quinta 10-12h 5 5  Introdução ao dialogismo  à pedagogia dialógica Laboratório Ágora - A1 10/7

 * Para disciplinas de oferta docente Híbrida, favor entrar em contato com o(s) responsável(is), pelo e-mail disponível em  PPGPDE - Docentes

      •  Disciplinas Individuais :
          • A critério do(a) professor(a). Favor entrar em contato pelo e-mail disponível em  PPGPDE - Docentes

 


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