Processos Seletivos para Mestrado e Doutorado Acadêmicos

Instruções para Inscrição em Processos Seletivos PG-PDE

- Os documentos específicos de cada processo seletivo estarão disponível no Menu "Ingresso > Processos Seletivo". Verificar o processo seletivo correspondente ao próximo ingresso, do semestre letivo seguinte, quando disponível.
- As instruções serão disponibilizadas em formato de Edital.
- Uma vez aberto o Edital, as inscrições ocorrerão pelo Sítio eletrônico inscrição pós-graduação - UnB

   •  Site - Inscrição Pós-graduação - UnB

   •  Alunos que já utilizaram a plataforma anteriormente poderão usar o login/senha do último acesso
   •  Sugere-se ao candidato que já esteja com todos os anexos/documentos exigidos no Edital ao realizar a inscrição.
   •  O processo de inscrição só poderá ser realizado uma única vez.

- Dúvidas poderão ser tiradas pelo e-mail específico <This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.>

 


Instruções para Processos de Heteroidentificação em Processos Seletivos - PG-PDE

   •  DPG - Legislação de interesse

   •  DPG - Página da Comissão de Acompanhamento de Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (CAPAA)

   •  DPG - Calendário das Comissões para Heteroidentificação

   •  DPG - Modelos e orientações para Heteroidentificação (unb.br)

(em breve, mais informações)


Matrícula e trancamento

Instruções de matrícula para aluno regular recém-ingresso

Os alunos recém ingressos em processos seletivos, a depender do prazo de finalização do processo e devolutiva com o número de matrícula, não serão capazes de efetuar a matrícula no site matrícula Web. Nesses casos, o discente deverá informar à secretaria as disciplinas que tem interesse em cursar pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Assim que houver a liberação do número de matrícula, a secretaria deverá fazer a matrícula vinculada do discente e enviar um comprovante por e-mail do(a) orientador(a) e aluno(a) para controle. Caso não receba esta informação após a liberação do número de matrícula, entrar em contato com a secretaria para confirmação.

Se os recém ingressos forem informados de seu número de matrícula em período anterior ou durante o prazo de matrícula, o discente deverá proceder conforme descrito abaixo em "Instruções para matrícula (aluno regular)" .



Instruções para matrícula (aluno regular)

  1. Leia no site os itens “Regulamento do Programa“, “Disciplinas“ e “Oferta de Disciplinas”
  2. Decida quais disciplinas serão cursadas (baseie-se no seu Plano de Estudos individual Doutorado e Mestrado).
  3. Acesse o Site Matrícula Web (unb.br) para efetuar a matrícula nas disciplinas desejadas

 

Para iniciar os seus estudos é necessário acessar os sistemas da UnB:  Matrícula Web, e-mail Institucional e Aprender 3, conforme orientações abaixo.

As secretarias de pós-graduação não têm acesso aos respectivos sistemas por se tratar de informações pessoais e, portanto, é necessário que o/a interessado/a contate o setor responsável em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso.

Cadastro no Sistema Matrícula Web

1. O aluno deverá acessar o site www.aluno.unb.br
2. Clicar em “Solicitar Senha / Alias de E-mail (Pós-Graduação)” no menu abaixo à direita
3. Preencher os dados 
4. Clicar em “Verificar dados” 
5. As orientações / senha serão enviadas por e-mail.
6. Acessar o Matrícula Web no site: www.matriculaweb.unb.br e entrar com as credenciais cadastradas.

No Matrícula Web é possível emitir documentos (histórico escolar, declarações), efetuar matrícula (no período estipulado no calendário da UnB), acompanhar lançamento de menções, etc. Caso o/a discente esteja com problemas para acesso, no site www.aluno.unb.br clique na aba "Fale Conosco".


E-mail institucional (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.)

Todo os alunos regulares da UnB têm direito a um e-mail institucional.
Além de ser uma ferramenta de e-mail segura, é uma maneira de facilitar a comunicação entre a Universidade e a comunidade acadêmica. 
O webmail da UnB conta com 50 GB de espaço de armazenamento e permite o acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem - como o Teams, Word, Excel e PowerPoint. Além disso, cada estudante tem 1 TB no OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft.

A área responsável pelo serviço de e-mail institucional e Office 365 é a Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB (STI).

   •  Todas as informações sobre como proceder para acessar o seu e-mail institucional se encontram neste site: https://www.sti.unb.br/servicos-sti/office-365 
   •  Para gerar o e-mail institucional clique em: Aluno - Solicitar Senha / Alias de E-mail (Pós-Graduação) (unb.br)
   •  Perguntas e respostas frequentes (STI): Office 365 para Alunos (unb.br)

Aprender 3

O Aprender 3 é o ambiente de salas virtuais mais recente criado para atender alunos matriculados regulamente nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília.

Acesse o site: https://www.cead.unb.br/noticias/236-duvidas-sobre-o-aprender-3-estudantes 
Clique em: "1. Como acesso o Aprender 3?" no final da página e siga as orientações recomendadas.

O Centro de Educação a Distância (CEAD) é o responsável pelo Aprender 3. Caso o/a discente esteja com problemas para acesso, no site www.cead.unb.br clique na aba "Fale Conosco".

(em breve, mais informações)


Instruções para matrícula (aluno especial)

Instruções detalhadas sobre Alunos Especiais estão disponíveis na aba - <PPGPDE - Aluno Especial (unb.br)>
Todas as inscrições serão realizadas pelo site: https://inscricaoposgraduacao.unb.br/, ID - 763
Para Instruções de como fazer a inscrição pelo site  - Clique Aqui - 
Para Instruções de como gerar GRU - Clique aqui -
Número de Referência para ser inserido na geração do GRU - 4262

 


Instruções para matrícula em Monitoria II

A Monitoria II é um processo de Seleção de monitores para os cursos de pós-graduação

O Período de matrícula está disponível no calendário universitário do semestre letivo vigente, disponível em <PPGPDE - Orientações & Normas> ou no sítio eletrônico do SAA.
Os formulários específicos estão disponíveis em PPGPDE - Formulários, na seção "Formulários para Monitoria II".

As solicitações deverão ser acompanhadas de:

  1. Formulário de inscrição;
  2. Termo de compromisso assinado pelo candidato;
  3. Histórico escolar do curso de graduação;
  4. Histórico escolar do curso de pós-graduação;
  5. Plano de trabalho individual, elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor; exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina.

Obs.: Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada.

Após o término das atividades de monitoria, o discente e o professor supervisor deverão enviar à secretaria um relatório de atividades (modelo disponível na aba Formulários) dentro do prazo estipulado pelo calendário universitário.

Os créditos serão concedidos após aprovação do relatório do monitor e do professor da disciplina, ao final do semestre letivo.. O lançamento do registro no histórico do aluno será realizado pelo SAA, geralmente no semestre letivo seguinte.

 

- Link de interesse:
   •  DPG - Monitoria na Pós-Graduação (unb.br)

- Legislação de interesse
   •  Resolução CEPE - 0008/90

 


Instruções para Trancamento

Instruções para Trancamento de Disciplinas
Instruções para Trancamento Geral de Matrícula

Manual para peticionamento trancamento (DEG)

(em breve, mais informações)


Informações sobre desligamento

Desligamento pode ocorrer por:
a) Por abandono de curso;
b) Por jubilamento;
c) Por não cumprimento de condição;
d) Transferência obrigatória para outra Instituição de Ensino Superior;
e) Por solicitação voluntária.


De acordo com o Regimento Interno do PG-PDE (disponível em PPGPDE - Orientações & Normas (unb.br)), em seu artigo 30, o desligamento automático do discente pelo SAA ocorrerá em uma das seguintes situações:
  I - Após duas reprovações ou abandono (SR) em disciplinas do curso;
  II - Após duas reprovações no exame de qualificação;
  III - Se não efetivar matrícula em disciplina findo o trancamento previsto nesse Regulamento;
  IV - Se não efetivar matrícula a cada período letivo;
  V - Se for reprovado na defesa de tese ou dissertação;
  VI - Se ultrapassar o prazo máximo de permanência no curso, previsto no Art. 22;
  VII - Por motivos disciplinares, previstos no Regimento Geral da Universidade de Brasília, após análise do processo administrativo.

 

Instruções para desligamento voluntário 

(em breve, mais informações)

 

- Legislação de interesse:

   •   CEPE 0073/2021 - Regulamenta a prorrogação de defesas de teses e dissertações, e demais requisitos dos programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, assim como o desligamento de discentes de pós-graduação durante a pandemia de Covid-19.


Instruções para Inserção de disciplinas

Aproveitamento de Créditos

Aproveitamento de estudos pode ser feito da seguinte forma:
a) Concessão de crédito em língua estrangeira;
b) Exame especial 
c) Aproveitamento de disciplinas cursadas na UnB como ex-aluno;
d) Aproveitamento de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior.

(em breve, mais informações)


Inserção de disciplina em Domínio Conexo

O processo de domínio conexo destina-se à integralização dos créditos em histórico escolar no campo "outros" para "Domínio conexo" na categoria obrigatória ou optativa.

Para iniciar o processo, envie:
- Histórico escolar;
Formulário Inclusão disciplina no dominio conexo (unb.br), também disponível na aba "formulários"
- Envie um e-mail para a secretaria <This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.> com o título "Domínio Conexo", seguido do nome do aluno (exemplo: Domínio Conexo - João da Silva)

(em breve, mais informações)


Pedido de equivalência de disciplinas

A equivalência de disciplinas consiste na análise e comparação entre as ementas de disciplinas de programas ou instituições distintas, objetivando apontar a similaridade entre elas. 
O Estudo da disciplina de origem e adequação para a compatibilidade das disciplinas ofertadas no quadro de disciplinas do Programa de Pós-graduação deverá ser feito pelo discente proponente, juntamente com o(a) seu(sua) orientador(a).
O formulário está disponível na aba  "PPGPDE - Formulários" e deverá ser preenchido e encaminhado à secretaria. A proposta de equivalência será analisada pela Comissão de Pós-graduação e deliberada em Reunião de colegiado.
Após aprovada, a proposta será encaminhada à SAA via processo SEI.

(em breve, mais informações)

 


Instruções para Bolsistas

- Dados para cadastramento como bolsista CAPES

   •  Código da UnB: 53001010
   •  Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
   •  Modalidade: Mestrado/ Doutorado (a depender do caso)
   •  Código do programa: 53001010062P9
   •  Tempo de Bolsa: para mestrado são 24 meses, para doutorado, 48
   •  Assinatura: deve ser feita à caneta e o documento digitalizado e enviado em formato PDF. Pedimos que já esteja com a assinatura do respectivo orientador.
   
•  Início da Bolsa: será o mês anterior ao pedido. (a bolsa paga é referente ao mês vencido)

   •  "Termo de Compromisso": Campo "curso ___ Área ____ em nível de​​ ____" 
       •  Preenchimento: curso de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar na área Psicologia do Desenvolvimento e Escolar em nível de Mestrado/Doutorado (a depender do caso)


- Disposições sobre Acúmulo de bolsa e Vínculo empregatício

   •  Portaria Conjunta CAPES-CNPq - POC n° 01/2010 - Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
          - Nota sobre a Portaria Conjunta

- Disposições sobre prorrogação de prazo em virtude da pandemia

   •  Portaria CAPES Nº 55/2021Dispõe sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no país da CAPES, no âmbito dos programas e acordos de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País, e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020
          - Portaria CAPES Nº 121/2020 - Atualiza a Portaria Capes 55/2021 

 

- Disposições sobre prorrogação de bolsa em virtude de licença maternidade

   •  A prorrogação de Bolsa e de vínculo institucional com a Universidade de Brasília são processos distintos
          - Sobre a prorrogação de vínculo institucional temos as normativas
            • CPP 0012/2020 - docentes em licença maternidade
            • CPP 0004/2020 - estudantes em licença maternidade. Garante Trancamento Geral  de Matrícula ou extensão adicional de permanência por 6 (seis) meses.
          - Sobre a prorrogação de bolsa CNPq:
            • Para os casos de parto ou adoção ocorrida durante o período da bolsa, a duração da bolsa será estendida por mais 4 (quatro) meses à parturiente. (NR 17/06, anexo IV, item 4.4.2.)

   •  Links de interesse:
          UnB Notícias - Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

 - Orientações sobre suspenção e cancelamento de bolsas

 •  Para casos os de suspenção ou cancelamento de bolsa (verificar o caso em link abaixo) é necessário o preenchimento do formulário específico, disponível em PPGPDE - Formulários (unb.br), na seção "Formulário para Bolsistas" e enviar a secretaria do curso pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
   •  DPG - Desistência-Suspensão-Cancelamento-Devolução Bolsas (unb.br)

- Orientações sobre devolução de bolsas:

   • No caso de necessidade da devolutiva da bolsa o discente deverá informar a secretaria para que seja gerado uma Guia de Recolhimento da União - GRU - com o valor correspondente ao montante a ser devolvido.
   • Após o pagamento da GRU, o discente deverá encaminhar o comprovante de pagamento para a secretaria para registro no DPG
   • o processo está descrito no Fluxo Devolução de Bolsas

 

- Links de interesse:
 
 • RN 17/2006 - informações sobre bolsa (CNPq)
   • Portal Normas (CNPq) - Link para pesquisa de normas na plataforma do CNPq

 

(em breve, mais informações)


Instruções para envio de Projeto para Comitê de Ética

 

Os projetos de pesquisa relacionados ao comitê de ética devem enviados em Dois (2) arquivos PDF separados: "Folha de Rosto" e o "Projeto"

Preencher na Folha de Rosto:

1) Item "Pesquisador responsável" inserir data atual e assinatura do aluno responsável pelo projeto acima do campo da instituição

2) Item "Instituição Proponente" inserir o nome completo da Diretora: Maria Inês Gandolfo Conceição;

2.2) inserir no campo CPF: 279.528.601-78;

2.3) inserir a data atual no campo específico;

2.4) inserir no campo cargo/função: Diretora do Instituto de Psicologia;

2.5)  enviar o arquivo "Folha de rosto" arquivo em uma página; 

2.6) no campo "Patrocinador Principal": não se aplica.

3) No Projeto: 

3.1) nome do Orientador constando na Capa 

3.2) destaque para os tópicos: riscos e benefícios;

OBSERVAÇÃO:

Enviar a “Carta de aceite: somente para o caso de a pesquisa ser executada no âmbito da UnB, nesse caso de enviar a “Carta de Aceite” enviar três (3) arquivos PDF.

Enviar os documentos para o contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., aos cuidados de Michelli Alves Marques, secretária executiva do Instituto de Psicologia.


Instruções para Defesas

Instruções para elaboração de Teses e Dissertações

Resolução CPPG-PDS 05/2016, estabelece o Manual de Normas para Apresentação de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, seguindo como base o estilo APA (American Psychological Association)


Instruções para marcação de Banca

(em breve mais informações)


Exame de Qualificação (Doutorado) 

O exame de qualificação é um processo de controle interno do Programa e de Pós-graduação e pré-requisito obrigatório para a defesa de Tese, com previsão no artigo 36 do Regulamento Interno do programa. Ele consiste na defesa oral do texto do projeto de tese, constando de argumentos teórico-epistemológicos consistentes, problema e objetivos da pesquisa, método, cronograma e referências bibliográficas.

A Comissão Examinadora deverá ser presidida pelo orientador, sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e um suplente, aprovados pelo Colegiado do PPG-PDE. Dentre os membros titulares, um deve ser vinculado à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília.

O exame de qualificação deverá ocorrer, impreterivelmente, até o final do 5º período letivo no programa, independente de trancamentos, licenças ou outras interrupções.

Em caso de reprovação, o exame de qualificação poderá ser repetido uma única vez, até 06 (seis) meses após o primeiro exame de qualificação, respeitando-se os demais prazos do Programa.


Para a marcação da Qualificação é necessário que o orientador envie uma carta à secretaria (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) com as seguintes informações:
   •  Nome e matrícula do discente
   •  Nome da dissertação
   •  Data e horário da defesa
   •  Membros da banca com os suas respectivas instituições (IES) e e-mails para contato
   •  Assinatura do(a) orientador(a).

A carta enviada será analisada pela Coordenação e apresentada em reunião ordinária, para aprovação.


(em breve, mais informações)


Instruções Pós-Defesa

Após a aprovação em defesa de mestrado ou doutorado, o discente deverá seguir os seguintes passos:
  1. Se cadastrar no SEI como usuário externo, caso não tenha cadastro prévio e informar à secretaria
  2. Assinar o relatório de defesa no processo informado pela secretaria.
  3. Para requisitar homologação da defesa mestrado e doutorado, o discente deverá:
      a) Encaminhar para o e-mail <This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.> arquivo PDF, Fonte Arial Tamanho 10, contendo as seguintes informações: 
            •  Nome completo: 
            •  Título da Tese ou Dissertação: 
            •  Nome do Curso:
            •  Data da Defesa
            •  Nome do Orientador:
            •  Banca Examinadora: 
            •  Palavras-chaves em português (3 a 5) separadas por “;” 
            •  Palavras-chave em inglês (3 a 5) separadas por “;” 
            •  Resumo em Português: 
            •  Resumo (Abstract) em Inglês 

       b) Encaminhar para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. arquivo PDF com a cópia da versão final da dissertação ou tese.
       c) Encaminhar para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., escaneado em formato PDF, o Termo de autorização para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações devidamente preenchido e assinado.
       d) Encaminhar para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., escaneado em formato PDF, Termo de Autorização para anexar o trabalho ao banco de dados da Plataforma Sucupira da CAPES.
       e) Declaração de originalidade de dissertação de mestrado ou tese de doutorado 
       f) Nada Consta da BCE.

 
Todos os formulários estão disponíveis na página do programa <PPGPDE - Formulários (unb.br)> e na página do DPG.

 
Bolsistas CNPq

Após a defesa, bolsistas CNPq deverão preencher o Relatório técnico e prestação de contas de bolsas.
   • Instruções para o acesso ao Módulo Prestação de Contas (cnpq.br). Os bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq deverão seguir as opções destacadas no campo correspondente

 

(em breve, mais informações)


Instruções para Docentes e Servidores


Credenciamento e Recredenciamento de Professores

O processo de Credenciamento e Recredenciamento professores visa habilitar o docente, ou renovar a sua habilitação, para a orientação de discentes em Programa de Pós-graduação. Para credenciamento em estágio Pós-doutoral, ver aba específica em <PPGPDE - Pós-doutorado (unb.br)>. 

Abaixo seguem as orientações fornecidas pelo DPG:

Documentação necessária:
  - 
Carta à coordenação solicitando o credenciamento;
  - Plano de trabalho para o próximo quadriênio;
  - Projeto para atuação no PGPDE;
  - Tabela de produção bibliográfica e técnica
  - Formulário de credenciamento; (Os formulários específicos estão disponíveis na aba <PPGPDE - Formulários (unb.br)>)
  - Currículo Lattes atualizado.

Procedimento:

  - A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CPP) analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o processo é encaminhado ao programa de pós-graduação (PPG) com o ato de credenciamento ou de descredenciamento.
  - De acordo com o novo regulamento do PG-PDE (Art. 18 c/c Resolução PG-PDE 001/2020, Artigo 1 § 1º), em todos os procedimentos de recredenciamento serão necessários o parecer de uma terceira parte, não interessada, para o prosseguimento do processo.

Regulamento artigo 18, §§ 1-4: 
   •  O credenciamento de orientador de Mestrado, com vigência de cinco anos, dá-se em fluxo contínuo e exige, além do título de doutor, produção acadêmico-científica relevante e regular e o cumprimento de critérios estabelecidos pelo Programa em resolução específica para o credenciamento, recredenciamento e descredenciamento docente, aprovada pela CPP.
   •  O credenciamento como orientador de Doutorado, com vigência de cinco anos, além do título de doutor, exige ter orientado, pelo menos, duas dissertações de mestrado concluídas em Programas de Pós-Graduação em Psicologia, e atender aos critérios estabelecidos pelo PPG-PDE em resolução específica para o credenciamento, recredenciamento e descredenciamento docente aprovada pela CPP.
   •  Poderão ser credenciados orientadores específicos para atender às necessidades de orientação de um determinado discente, seguindo os critérios estabelecidos pela Resolução de Credenciamento da CPP e a resolução específica do Programa.
   •  Os orientadores de mestrado e doutorado deverão manter um número médio de orientandos, definido de acordo com critérios internos e externos, constantes nos documentos de área e demais normas dos órgãos encarregados da avaliação da pós-graduação

Resolução PG-PDE 001/2020, Artigo 1 § 1º

A Coordenação do PGPDE indicará um relator para examinar o processo e emitir parecer circunstanciado sobre o pedido, a ser apreciado em reunião do Colegiado de Pós-graduação

  - Poderão ser credenciados, por 5 (cinco) anos, os orientadores que pertençam ao quadro acadêmico da UnB ou ao quadro de pesquisadores de instituições com as quais a UnB mantenha Convênio de Cooperação Acadêmica.
  - Pesquisadores colaboradores da UnB terão tratamento idêntico ao dos professores do quadro da UnB para efeitos de credenciamento como orientador, sendo a qualidade de orientador condicionada à manutenção do vínculo com a Universidade.

   - Envio de memorando ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) solicitando o credenciamento de orientador (pleno, específico ou coorientador) e descredenciamento, via processo SEI, unidade DPG/DIRPG, com a documentação necessária.

Documentação adicional:

   • Checklist para a solicitação de credenciamento (DPG - formato word)  

   • Fluxograma de Credenciamento e Recredenciamento de Professores (DPG)

  

- Legislação de interesse:

   • Resolução PG-PDE 001/2020 - Estabelece critérios para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes permanentes e docentes colaboradores junto ao corpo docente do PGPDE/IP/UnB

   • Resolução CPP 012/2020 - Dispõe sobre o credenciamento e recredenciamento de docentes em licença maternidade nos Programas de Pós-Graduação na Universidade de Brasília

   • Resolução CPP 002/2011 - Estabelece critérios para credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de Orientadores no Programa de Pós-graduação da Universidade Brasília

 

- Link de interesse:

   • DPG - Credenciamento e Descredenciamento de Orientadores da UnB


Instruções para Afastamento para aperfeiçoamento e Licença capacitação

A partir de 01 de março de 2022, todos os processos de afastamento deverão ser iniciados com o prazo de 60 dias a contar da data do início do afastamento.

Processos que não estiverem nos requisitos estabelecidos, tais como: documentação completa, assinaturas, prazos, entre outros serão devolvidos.

-Requisitos:
   • Documentação solicitada
   • Comprovante de não agendamento de férias para o período solicitado
   • Autorizações/assinaturas do servidor interessado, chefia imediata e chefia superior
   • Parecer do colegiado e; 
   • Minuta da ata.

- Documentação solicitada:
   • Anexar ao processo o comprovante do período de férias;
   • Formulário de solicitação de afastamento;
   • Documentação comprobatória da participação na atividade;
   • Autorização pela chefia imediata e superior;
   • Parecer favorável do colegiado/conselho; e
   • Nos casos de ônus de outro órgão, anexar documentação comprobatória da origem dos recursos;

 
- Observações para licença Capacitação:
  • A licença não pode ser requerida para escrever livro, artigo ou para autoformação;
  • A licença capacitação inviabiliza por 02 (dois) anos, afastamentos para participação em programas de mestrado e doutorado;

 

Afastamento Para Participação Em Programa De Pós- Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado), Lato Sensu (Especialização) Ou Pós-Doutorado

 -Documentos para composição de processos para Afastamentos - aperfeiçoamento – Conforme Formulário
   • ESPECIALIZAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO: comprovante de matrícula, plano de trabalho e cronograma das atividades a serem desenvolvidas.
   • PÓS-DOUTORADO: Carta de convite ou carta de aceite, plano de trabalho e cronograma das atividades a serem desenvolvidas.
   • Formulário de solicitação de afastamento;
   • Documentação comprobatória da atividade;
   • Autorização pela chefia imediata e superior;
   • Parecer favorável do colegiado/conselho; e
   • Nos casos de ônus de outro órgão, anexar documentação comprobatória da origem dos recursos;

 

- Normas de interesse:
   • Memorando-Circular Nº 3/2022/IP/DIR


Instruções para GECC - a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso 

Definição:
É a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso devida ao(à) servidor(a) regido(a) pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, em razão do desempenho das atividades de que trata o art. 76-A da referida lei, regulamentado pelo Decreto nº 6.114, de 15 de maio de2007. Na Universidade de Brasília, o pagamento da GECC foi normatizado pela Resolução do CAD nº 04, de 13 de novembro de 2012.

- Links de interesse

   • Definições básicas (DGP)

   • Instruções de preenchimento do formulário Solicitação de Pagamento da GECC

   • Resolução CAD 0004/2012


 Instruções para novos Servidores

Servidores, docentes ou técnicos, que sejam admitidos na UnB precisarão enviar documentos preenchidos em formato word para a secretaria responsável.

1) Preenchimento de cadastro base, disponível em: Cadastro Base - DGP (formato word)

2) Preenchimento de declaração de acúmulo ou não de outro cargo, disponível em: formulário acúmulo de cargos

3) Documentação pessoal, em PDF único:

Documentos necessários para assinatura do termo de posse:

   • Diploma de escolaridade, devidamente assinado, exigido no edital no Concurso Público
   • Registro no conselho de classe, quando exigido por lei
   • RG e CPF do candidato
   • Título de eleitor, com comprovante de votação nas duas últimas votações ou com a certidão de quitação eleitoral (impressa no sítio do TSE)
   • Certificado de reservista /Dispensa militar
   • Certidão de Casamento ou Averbação de Divórcio ou Certidão de União Estável
      • Obs: Ao apresentar a Certidão de Casamento o candidato deverá apresentar também CPF e RG do cônjuge ou companheiro
   • Para o cadastro de filho/enteado dependente: Certidão de Nascimento, CPF e RG
   • Para o cadastro de pai/mãe/padrasto/madrasta dependente: CPF e RG
   • Em caso de outro vínculo empregatício, trazer declaração com a carga horária
      • Obs: Professores com dedicação exclusiva NÃO podem ter outro vínculo empregatício
   • Número do PIS/PASEP ou NIT
   • Comprovante de endereço, com data de emissão inferior a três meses
   • Para estrangeiro: todas as páginas do passaporte e visto de permanência no Brasil

4) Exames laboratoriais:

  • O candidato deverá providenciar os seguintes exames laboratoriais para apresentar à Coordenadoria de Perícia Oficial em Saúde (CPOS):
BIOQUÍMICA
   • Ácido úrico
   • Colesterol Total / Frações
   • Creatinina
   • Gama GT
   • Glicose
   • TGO / AST
   • TGP / ALT
   • Uréia
   • Triglicerídeos
   • Tipagem sanguínea
 
HEMATOLOGIA
   • Hemograma completo
   • IMUNOLOGIA
   • Sorologia Chagas
   • Sorologia Sífilis / VDRL
   • URINÁLISE
   • EAS

5) Marcação de exame admissional:

   • O candidato deverá agendar atendimento na Coordenadoria de Perícia Oficial em Saúde (CPOS), localizada no Ambulatório II do Hospital Universitário, Asa Norte, para realização da perícia admissional.
   • O horário de atendimento para realização do agendamento será das 8h às 12h e de 13h às 16h por meio do telefone (61) 3307-1516 e após às 16h por meio do telefone (61) 3340-0232.
   • No dia da perícia o candidato deverá levar os resultados dos exames laboratoriais. 
   • Na perícia é emitido o ASO - Atestado de Saúde Ocupacional -, que será acrescentado via SEI, ao processo do candidato pela CPOS.



Link de interesse:

- instruções para posse - técnicos
instruções seleção simplificada - Docente

 

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