• Código da UnB: 53001010
• Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
• Modalidade: Mestrado/ Doutorado (a depender do caso)
• Código do programa: 53001010062P9
• Tempo de Bolsa: para mestrado são 24 meses, para doutorado, 48
• Assinatura: deve ser feita à caneta e o documento digitalizado e enviado em formato PDF. Pedimos que já esteja com a assinatura do respectivo orientador.
• Início da Bolsa: será o mês anterior ao pedido. (a bolsa paga é referente ao mês vencido)
• "Termo de Compromisso": Campo "curso ___ Área ____ em nível de ____"
• Preenchimento: curso de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar na área Psicologia do Desenvolvimento e Escolar em nível de Mestrado/Doutorado (a depender do caso)
Classificação das Áreas do Conhecimento CAPES
- 7.07.00.00-1 PSICOLOGIA 7.07.01.00-8 Fundamentos e Medidas da Psicologia
- 7.07.02.00-4 Psicologia Experimental
- 7.07.03.00-0 Psicologia Fisiológica
- 7.07.04.00-7 Psicologia Comparativa
- 7.07.05.00-3 Psicologia Social
- 7.07.06.00-0 Psicologia Cognitiva
- 7.07.07.00-6 Psicologia do Desenvolvimento Humano
- 7.07.08.00-2 Psicologia do Ensino e de Aprendizagem
- 7.07.06.00-9 Psicologia do Trabalho e Organizacional
- 7.07.10.00-7 Tratamento e Prevenção Psicológica
• Portaria Conjunta CAPES-CNPq - POC n° 01 e 02 de 15 de Julho 2010 - Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
- Nota sobre a Portaria Conjunta
• Portaria Conjunta CAPES-CNPq - POC n° 02 de 22 de Julho de 2014 - Acúmulo de bolsa com tutoria na Universidade Aberta do Brasil (UAB)
- Disposições sobre prorrogação de bolsa em virtude de licença maternidade
• A prorrogação de Bolsa e de vínculo institucional com a Universidade de Brasília são processos distintos
- Sobre a prorrogação de vínculo institucional temos as normativas
• CPP 0004/2020 - estudantes em licença maternidade. Garante Trancamento Geral de Matrícula ou extensão adicional de permanência por 6 (seis) meses.
- Sobre a prorrogação de bolsa CNPq:
• Para os casos de parto ou adoção ocorrida durante o período da bolsa, a duração da bolsa será estendida por mais 4 (quatro) meses à parturiente. (NR 017/2006, anexo IV, item 4.4.2.)
• Links de interesse:
- UnB Notícias - Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós
• Para casos os de suspenção ou cancelamento de bolsa (verificar o caso em link abaixo) é necessário o preenchimento do formulário específico, disponível em PPGPDE - Formulários (unb.br), na seção "Formulário para Bolsistas" e enviar a secretaria do curso pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
• DPG - Desistência-Suspensão-Cancelamento-Devolução Bolsas (unb.br)
• No caso de necessidade da devolutiva da bolsa o discente deverá informar a secretaria para que seja gerado uma Guia de Recolhimento da União - GRU - com o valor correspondente ao montante a ser devolvido.
• Após o pagamento da GRU, o discente deverá encaminhar o comprovante de pagamento para a secretaria para registro no DPG
• o processo está descrito no Fluxo Devolução de Bolsas
- Instruções para Relatório Final de Bolsista CNPq
- Links de interesse:
• RN 17/2006 - informações sobre bolsa (CNPq)
• Portal Normas (CNPq) - Link para pesquisa de normas na plataforma do CNPq
• Portaria CAPES 76/2010 - Aprova o novo Regulamento do Programa de Demanda Social
• Formulário - Central de atendimento - CNPq
(FAQ)
I - o mestrando, por prazo não superior a seis meses, ou o doutorando, por prazo de até doze meses, se afastar da localidade em que realiza o curso, para realizar estágio em instituição nacional ou coletar dados necessários à elaboração de sua dissertação ou tese, se a necessidade da coleta ou estágio for reconhecida pela Comissão de Bolsas CAPES/DS para o desenvolvimento do plano de trabalho proposto;
II - o doutorando se afastar para realizar estudos referentes a sua tese, por um período de dois a seis meses, conforme acordo estabelecido entre a CAPES e o DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico ou demais acordos de natureza semelhante.
Data de Defesa | Discente | Título | Link/Local |
30/01/2023 | Eloisa de Fátima Cunha |
Criatividade, vivência teatral e desenvolvimento infantil no contexto de ensino |
Defesa já Realizada |
26/01/2023 | Mallu Stephanie de Almeida Nunes |
ESTUDO SOBRE A CONFIGURAÇÃO SUBJETIVA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUE INGRESSARAM PELO SISTEMA DE COTAS |
Defesa já Realizada |
28/11/2022 |
Beatriz Oliveira Cunha |
O Brincar na Fase Adulta: Percepções a Partir da Vivência no Projeto de Extensão Pintando e Bordando |
Defesa já Realizada |
31/08/2022 | Rebeca Lopes da Silva Brito |
Narrativas de Mulheres Policiais Militares: Construção de Significados a partir de mudanças e posicionamentos nas Relações Profissionais |
Sala Teams - Clique Aqui - |
10/05/2022 | Luana de Melo Ribas |
O Processo Criador da Criança com Autismo em Espaços Brincantes: Imaginação-Emoção e o Coletivo |
Defesa já Realizada |
29/04/2022 10:00h |
Andressa Queiroz Fernandes |
Corpo manifesto das Psicólogas: ativismo feminista e contexto político na constituição da narrativa |
Defesa já Realizada |
25/02/2022 - 14:00h | Marina Cauhi de Oliveira Taglialegna |
Funções Executivas: Transtorno do Espectro Autista e Cuidado Parental |
Defesa já Realizada |
25/02/2022 - 08:00h | Gabriel de Oliveira Jorge |
Crenças do Self Criativo de Estudantes do Ensino Médio de Escolas Civis e Militares |
Defesa já Realizada |
14/02/2022 - 09:00h | Dominique Miranda Galvão |
Atuação do Psicólogo Escolar no Atendimento ao Aluno Superdotado Segundo Psicólogos, Professores e Familiares |
Defesa já Realizada |
Data de Defesa | Título | Link/Local | |
20/04/2023 14h00 |
Marina Silva Bicalho Rodrigues |
Efeitos de um programa de estímulo à criatividade na resolução criativa de problemas ambientais com estudantes do Ensino Fundamental |
Sala Teams - Clique aqui |
31/03/2023 |
Camila Moura Fe Maia |
Participação política no cotidiano escolar: possibilidades de desenvolvimento de estudantes de ensino médio |
Defesa já realizada |
31/03/2023 |
Alexandre Morency |
ESTUDOS PROSPECTIVOS PARA UMA PROPOSTA DE CONSTRUCÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR NO SISTEMA EDUCATIVO HAITIANO COM RELAÇÃO À PSICOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA |
Defesa já Realizada |
19/09/2022 - 09:00h |
Daniela Lemos Pantoja Coelho de Oliveira Costa |
A FINA TESSITURA DA SEDA: DIÁLOGOS SOBRE UMA SOCIOEDUCAÇÃO FEMINISTA |
Sala Teams - Clique aqui - |
30/08/2022 - 14:30h | Carina Gorgatti de Moura | Gênero e corpo no self dialógico: queerizando o self | Sala Teams - Clique aqui - |
29/07/2022 - 15:00h | Cátia Cândido da Silva | A constituição da estética de si em estudantes candomblecistas de escolas públicas do Distrito Federal | Defesa já Realizada |
27/07/2022 - 10:00h |
Luciana da Silva Oliveira Lemes | A subjetividade social e sua significação para o estudo do processo de desenvolvimento subjetivo | Defesa já Realizada |
19/07/2022 - 14:30h | Stela Martins Teles | O movimento subjetivo na atuação profissional docente de professores do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | Defesa já Realizada |
13/07/2022 - 10:00h | Telma Silva Santana Lopes | O movimento da subjetividade social da escola: múltiplos olhares para as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia” | Defesa já Realizada |
14/06/2022 - 08:30h | Waleska Karinne Soares Coutinho Souto | Práticas Educacionais Inclusivas: Estudo de Caso Múltiplo com Alunos Superdotados, com TDAH e com Dupla Excepcionalidade Superdotação/TDAH | Defesa já Realizada |
25/03/2022 - 14:00h | Rafaella Eloy de Novaes |
Trajetórias de desenvolvimento humano: um estudo interseccional com jovens universitários(as) reintegrados(as) |
Defesa já Realizada |
11/03/2022 | Fernanda Pimentel Faria de Miranda |
Do Ensino Médio à Universidade: produção da identidade juvenil em transição |
Defesa já Realizada |
Data de Defesa | Discente | Título | Link/Local |
23/08/2022 - 14:00h | Leonardo Cavalcante de Araújo Mello | Pessoas em situação de rua: resistência e invenção do cotidiano no contexto do Distrito Federal | Sala AT 44/10 |
04/08/2022 - 14:30h | Frederico Guerreiro Ferreira | Os Serviços Escola dos cursos de graduação em Psicologia e a formação inicial em Psicologia Escolar no estado de Goiás | Defesa já Realizada |
03/06/2022 - 08:30h | Glenda Matias de Oliveira Rosa | A experiência literária vivenciada entre pais e filhos de 3 a 5 anos no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo sobre logoterapia e educação | Defesa já Realizada |
10/05/2022 - 15:00h |
Theresa Raquel Borges de Miranda | Cultura de Paz na Escola: Práticas Dialógicas e Desenvolvimento da Autonomia dos Estudantes como Mobilizadores de Mudança | Defesa já Realizada |
04/05/2022 - 14:15h |
Lady Daiane Martins Ribeiro | A argumentação no processo de alfabetização de crianças de 6 a 7 anos | Defesa já Realizada |
31/03/22 - 09:30h |
Andressa Urtiga Moreira | Experiência estética nas escolas com adolescentes meninas: narrativas e constituição de sentidos. | Defesa já Realizada |
23/03/22 14h (BRT) 18h (CET) |
Rute Nogueira de Morais Bicalho | Desenvolvimento e inovação do self: práticas docentes mediadas pelas TIC no marco da nova ecologia de aprendizagem | Defesa já Realizada |
11/03/2022 15h (BRT); 14h (AMT); 13h (COT) |
Fernanda Pimentel Faria de Miranda | Do Ensino Médio à Universidade: produção da identidade juvenil em transição | Defesa já Realizada |
07/03/2022 - 14:00h | Fernanda Santos Oliveira |
Concepção de atletas de alto rendimento sobre a Síndrome de Burnout e a sua relação com sofrimento no esporte |
Defesa já Realizada |
24/01/2022 - 09:00h | Francisca Bonfim de Matos Rodrigues Silva |
A configuração subjetiva da relação profissional dos integrantes da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA |
Defesa já Realizada |
(página em constante atualização)
- Link para Teses e Dissertações: Clique aqui
- Passo a Passo e Instruções pagamento GRU - Clique Aqui
PERIODO DE INSCRIÇÃO
19/02/2024 00:01 até 15/03/2024 às 23:59
RESULTADO
Resultado Seleção Alunos Especiais PGPDE - 25/03/2024 - Clique aqui
Salas de aulas estão dispostas no nome de cada disciplina no resultado.
DISCIPLINAS
As disciplinas serão 100% presenciais
Os/as alunos/as podem assistir as primeiras aulas antes do resultado.
Após o resultado só podem assistir as aulas os/as candidatos/as que tiverem inscrições deferidas e tiverem pago as taxas de matrícula.
Lista de Ofertas: http://www.pgpde.unb.br/index.php/ingresso/aluno-regular/listas-de-ofertas
Todas as inscrições serão realizadas pelo site: https://inscricaoposgraduacao.unb.br/
Número de Referência para ser inserido na geração do GRU - 4262
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Para visualizar as instruções gerais e passo a passo para inscrições, Clique Aqui
PERIODO DE INSCRIÇÃO
07/08/2023 00:01 até 24/08/2023 às 23:59
RESULTADO
Resultado Seleção Alunos Especiais PGPDE - 31/08/2023 - Clique aqui
Salas de aulas estão dispostas no nome de cada disciplina no resultado.
DISCIPLINAS
As disciplinas serão 100% presenciais
Os/as alunos/as podem assistir as primeiras aulas antes do resultado.
Após o resultado só podem assistir as aulas os/as candidatos/as que tiverem inscrições deferidas e tiverem pago as taxas de matrícula.
Lista de Ofertas para Aluno Especial 2023.2 - Clique aqui
Todas as inscrições serão realizadas pelo site: https://inscricaoposgraduacao.unb.br/
Número de Referência para ser inserido na geração do GRU - 4262
Inscrições das 07:00 do dia 20/03 às 23:59 do dia 29/03 de 2023
É autorizado assistirem às aulas antes do resultado final.
Após o resultado final pode-se assistir as aulas apenas os alunos aprovados, até o prazo final de pagamento. Após o prazo final de pagamento só podem assistir aula os/as alunos/especiais que tiverem sido aprovados e pagado a matrícula
Resultado - 03/04/2023 - Clique aqui
- Para visualizar as instruções gerais e passo a passo para inscrições, Clique Aqui
Pagamento até 04/11/2022
- Para visualizar as instruções gerais e passo a passo para inscrições, Clique Aqui
• Edital ID - 864
• O período de inscrição nas disciplinas se dará em 23/05/2022 a 07/06/2022, seguindo o calendário acadêmico de 2022/1 <disponível em: Calendário Universitário 2022/1>
• A inscrição poderá ser feita pelo link: Inscrição Pós-graduação UnB
• Lista de oferta 2022/1 (sujeito à alterações até 22/05/2022)
• Resultado Deferimento aluno especial 2022/1
• Para gerar GRU, clique aqui
• Para inscrições de preenchimento de GRU, Clique Aqui (ver na seção "Instruções", item 8). Inserir valor referente aos créditos cursados.
• Número de Referência: 4262
• Ementas e Lista Completa de Disciplinas Disponíveis em: Estrutura Curricular PG-PDE ou em Quadro de Disciplinas PG-PDE
• Lista de oferta 2022/2 - Todas as disciplinas são 100% presenciais
• Oferta para Aluno especial 2022/1: disponível em Seleções de alunos especiais
ORIENTAÇÕES:
• IP – Instituto de Psicologia, primeiras salas na entrada inicial do ICC Sul, à esquerda
• AT 141 (Auditório do IP) – Em frente ao jardim, próxima à entrada principal do ICC SUL.
• AT 46/8 (Sala de Defesas) - Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, após a porta de vidro à direita.
• AT 44/10 (Sala de Reuniões) - Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, após a porta de vidro à esquerda.
• AT 33/10 (Sala de Reuniões) – Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, ultima porta do lado esquerdo antes da porta de vidro.
• AT 62/8 (Sala de Reuniões) - Sala interna do IP, entra-se pela porta marrom, vira-se à esquerda, após a porta de vidro à direita.
• Presencialidade das disciplinas coletivas:
Disciplina | Docente(s) | Turma | Regime | Dia | Horário | Al. Regulares | Al. Especiais | Tema | Sala |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
320056 - Estudos interlaboratoriais 2 (2 créditos) | Jane Ferreira | JF | Híbrido* | Segunda | 08-10h | 15 | 5 | O Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner | AT 46/8 |
320064 - Estudos Laboratoriais (2 créditos) | Asdrúbal Sobrinho | AS' | Híbrido* | Sexta | 16-18h | 10 | 5 | Criatividade e materialidade | AT 33/10 |
325821 - Seminário em Psicologia Escolar 1 (4 créditos) | Maristela Rossato | MR' | Híbrido* | Segunda | 14-18h | 10 | 5 | A dimensão subjetiva da aprendizagem escolar | AT 33/10 |
324817 - Tópicos em Psicologia de Desenvolvimento 1 (4 créditos) | Fabricia Borges | FB | Presencial | Segunda | 16-20h | 5 | 5 | Animações Japonesas e Desenvolvimento Humano | BSA S B1 19/10 |
325236 - Cultura e Desenvolvimento Humano (4 créditos) | Maristela Rossato; Maria Cláudia Oliveira; Isabelle Chariglione; Fabrícia Borges | MR' | Híbrido* | Sexta | 08-12h | 15 | 5 | - | AT 44/10 |
320064 - Estudos Laboratoriais (2 créditos) | Ângela Maria Cristina Uchoa de A. Branco | AB | Híbrido* | Sexta | 19-21h | 5 | - | - | entrar em conta com a docente |
320064 - Estudos Laboratoriais (2 créditos) | Gabriela Mietto | GM | Híbrido* | Quinta | 10-12h | 5 | 5 | Introdução ao dialogismo à pedagogia dialógica | Laboratório Ágora - A1 10/7 |
* Para disciplinas de oferta docente Híbrida, favor entrar em contato com o(s) responsável(is), pelo e-mail disponível em PPGPDE - Docentes
• Disciplinas Individuais :
• A critério do(a) professor(a). Favor entrar em contato pelo e-mail disponível em PPGPDE - Docentes
© 2024 PGPDE - UnB